EM BREVE
Todos os anos, antes da realização da Mostra de Cinema de Gostoso, acontecem os Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para jovens da cidade. Desde 2013 foram ministradas 47 oficinas e produzidos 22 curtas-metragens, todos exibidos nas edições da Mostra e em diversos festivais no país. Os cursos têm como objetivo proporcionar aos jovens o domínio de diversas áreas da produção cinematográfica. O conhecimento adquirido é colocado em prática com a realização de curtas-metragens e a participação na organização da Mostra de Cinema de Gostoso.
112 jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores já passaram pelos cursos de formação. A maioria deles está cursando o ensino técnico/superior e trabalhando com audiovisual e em áreas correlatas. Os alunos acompanham os cursos de Linguagem Fotográfica e Cinematográfica, Roteiro, Direção de Arte e Realização Audiovisual.
Os curtas-metragens produzidos pelos alunos têm proporcionado a esse grupo de jovens uma visibilidade em âmbito nacional e internacional. Os filmes foram exibidos em dezenas de festivais de cinema, tais como: 12º Los Angeles Brazilian Film Festival (EUA) — Prêmio Especial de Melhor Filme; 30º Festival Internacional de Curtas de São Paulo; 8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba; 26º Festival de Cinema de Vitória; Curta Caicó; e licenciados para emissoras como TV Cultura e Canal Brasil.
Em 2022, abrimos a terceira turma dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual. Os 30 participantes tiveram diversas oficinas e experiências práticas que culminarão na realização de curtas-metragens com première mundial na 9ª Mostra de Cinema de Gostoso: “Arrebentação”, uma ficção e “Barraqueiros”, um documentário.
CURTAS-METRAGENS PRODUZIDOS NAS OFICINAS
ARREBENTAÇÃO
FICÇÃO, 15MIN, RN, 2022, 12 ANOS
DIR. CRISTINA LIMA, ROBERTO DE LIMA
Uma família de quatro pessoas se muda para uma pequena cidade no Nordeste brasileiro. O pai, Marcos, e a mãe, Irene, brigam incessantemente, apesar de verbalizarem que estão em busca de um recomeço. Em meio à crise familiar, há um apagão elétrico na cidadezinha.
BARRAQUEIROS
DOCUMENTÁRIO, 15MIN, RN, 2022, LIVRE
DIR. BRUNA FARIAS, MAISA TAVARES
No início de 2022, a Secretaria do Patrimônio da União intimou os barraqueiros da praia de Tourinhos a retirarem suas barracas da praia, alegando impactos ambientais. Apreensivos, os barraqueiros buscam um acordo para continuar com suas atividades econômicas. Este conflito, ainda em curso, é mais antigo, e perdura há quase uma década.