top of page

2º GOSTOSO LAB

LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

AUDIOVISUAIS DA REGIÃO NORDESTE

PROJETOS SELECIONADOS

O Gostoso Lab, realizado em parceria com o BrLab, é um espaço voltado à reflexão e análise de projetos para o desenvolvimento e intercâmbio criativo de ideias e configura-se como um espaço de discussão coletiva, em torno do argumento, da narrativa, da realização, da produção e da distribuição de um longa-metragem. As atividades de consultoria do Gostoso Lab ocorrerão durante a realização da 7ª Mostra de Cinema de Gostoso, em formato online.

+

3_edited.jpg

BOMBA-BATOM

(BAHIA)

SINOPSE No interior do Brasil, Dona Dazinha, em nome da sobrevivência, se submete ao perigo iminente da fabricação de bombas. Desde os 9 anos de idade, ao lado da mãe e da avó, costumava fazer fogos pirotécnicos. Hoje, aos 70 anos, Dazinha continua na atividade junto com sua filha, neta e vizinhas. Entretanto, sua neta Vitória, 14 anos, ao lado de outros jovens da região, rompe com a tradição familiar. Encontra na arte uma alternativa para não seguir a profissão de fogueteira.

DIRETORA Marília Cunha

PRODUTOR Isaac Donato

CAVALO

(PERNAMBUCO)

SINOPSE Tita é uma artista que vive na área rural de Olinda e divide seu tempo entre os cuidados com a avó Antonia, cada dia mais fraca, e seus desenhos e pinturas. Cultiva uma profunda amizade com Irã, uma mulher trans que é sua única confidente. Com a invasão recente do tráfico de drogas, as tensões sociais se intensificam no bairro onde mora. Um dia, num impulso, Tita resgata um cavalo que encontra abandonado em sua rua. A chegada do animal provoca uma reviravolta em sua vida.

DIRETORAS Juliana Lapa e Valentina Homem

PRODUTORAS Dora Amorim e Júlia Machado

Imagem%20CAVALO_edited.jpg
imagem%20ilustrativa_edited.jpg

ENTRE MARÇO E ABRIL

(RN)

SINOPSE Entre Março e Abril apresenta um universo distópico, num Brasil onde todo tipo de serviço foi tomado por grandes corporações de tecnologia. Nele, a população vive o auge da precarização do trabalho e da falta de assistência social. O filme acompanha a história de Rute, uma mulher que, aos 60 anos, busca concretizar sua aposentadoria e uma cirurgia de correção visual.

DIRETOR Davi Revoredo

PRODUTORA Carla Mariane

OLHE PARA MIM

(ALAGOAS)

SINOPSE Marcelo (16 anos) se sente deslocado em casa e no mundo. A amizade com um novo e misterioso vizinho desperta sentimentos que ele não conhecia. O garoto se deixa levar pela relação, até descobrir que está apaixonado por um vampiro.

DIRETOR Rafhael Barbosa

PRODUTOR Felipe Guimarães

Imagem Olhe para MIm.jpg

PARTISTE

(BAHIA)

SINOPSE  Partiste é um canto de saudades que se passa nos anos 70, e conta a história da matriarca Dona Mimi, que vê seu filho primogênito, Jairo, ir embora da Bahia para São Paulo, num êxodo que, de tão intempestivo, mais parecia uma fuga. O filme mostra, em paralelo, o cotidiano dos que ficam – a mãe, o pai, seus três filhos e uma velha tia –, enquanto esperam por cartas de Jairo; e como se desenrola a vida deste na 'Pauliceia desvairada', cidade para onde foi ser livre, mas que, na verdade, alquebrou seu corpo e esvaziou sua alma. Até que a morte do pai abala ainda mais aquele lar, precipitando mudanças e provocando outras partidas.

DIRETORA Ceci Alves

PRODUTORA Ceicça Boaventura

A PONTE

(RN)

SINOPSE  Marilson é um evangélico que faz trabalho voluntário combatendo suicídios em uma grande ponte estaiada, em Natal (RN). Por causa da pouca estrutura que dispõem, um suicídio acontece no lugar. Contra todas as possibilidades, Guilherme, o suicida, escapa ileso da queda de 55 metros de altura. Marilson acredita que presenciou um milagre e alça Guilherme à condição de escolhido. Logo uma espécie de seita surge espontaneamente para reverenciar o homem que teria sido tocado por Deus, mesmo sendo Guilherme um ateu. A fé de Marilson e o ceticismo de Guilherme passarão a conviver mesmo que em conflito.

DIRETOR Aristeu Araújo

PRODUTOR Pedro Fiuza

Imagem_ilustrativa_A_Ponte_PB.jpg

TUTORES

RAFAEL SAMPAIO

Ivan Melo.jpg

IVAN MELO

NARA

ARAGÃO

RAMON

PORTO MOTA

Rafael Sampaio é diretor geral do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual. Foi programador de cinema em espaços culturais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido e programado inúmeras mostras e festivais. Também atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a Ancine/FSA, além do BrLab, que criou e dirige desde 2011. Produziu os filmes Sobre Rodas (2017), de Mauro D’Addio, e Diz a Ela que me Viu Chorar (2019), de Maíra Bühler, entre outros

Ivan Melo foi produtor executivo da Mostra de São Paulo, diretor do Polo Cinematográfico e do Festival de Paulínia. Atualmente é produtor da Cup Filmes, produtora e distribuidora sediada em São Paulo que coproduziu Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, Alvorada, de Anna Muylaert e Lo Polini, A Mãe de Cristiano Burlan, e Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral. Atualmente desenvolve projetos com os cineastas Juliano R. Salgado, Gregório Graziosi, Ilaine Melo, Ivi Roberg , Luis Carlos Soares , Marcelo Caetano e a animação em stop-motion infantil Um Pinguim Tupiniquim de Cesar Cabral.

Nara Aragão foi Produtora Executiva do documentário KFZ-1348, de Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro e dos longas de ficção Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes e Tatuagem, de Hilton Lacerda. Como sócia da Carnaval Filmes produziu os longas Fim de Festa, de Hilton Lacerda e os documentários Estou me guardando para quando o carnaval chegar, também de Gomes e Casa, de Letícia Simões. Coproduziu o longa Greta, de Armando Praça e, na TV, assumiu a Produção Executiva da série Fim do Mundo, de Hilton Lacerda para o Canal Brasil e produziu a série infantil de animação para as TVs Públicas Bia Desenha.

Fundador da produtora Vermelho Profundo, Ramon Porto Mota vem desenvolvendo filmes e séries de TV como roteirista, produtor e diretor desde 2011. Roteirizou, produziu e dirigiu os curtas metragens O Hóspede e O Desejo do Morto, e os longas metragens O Nó do Diabo - premiado no 50º Festival de Brasília -, e A Noite Amarela - exibido no Festival Internacional de Rotterdam

PALESTRANTES

Felipe%20Lopes_edited.jpg

FELIPE LOPES

Formado em Cinema pela UFF e com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Felipe Lopes atua há mais de dez anos no mercado audiovisual, passando pelas áreas de produção, distribuição, festivais e gestão pública. Trabalhou por mais de cinco anos na Secretaria de Estado de Cultura do RJ, tendo sido Superintendente de Audiovisual. Coordenou a Première Brasil no Festival do Rio, atuou como Gerente de Programação e Marketing da ArtHouse Distribuição. Desde maio de 2019, está na Vitrine Filmes atuando como diretor da distribuidora e teve como principais lançamentos Bacurau, A Vida Invisível, Três Verões e O Farol. É também presidente da ANDAI - Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente.

Paula_Gomes_edited.jpg

PAULA GOMES

Distribuidora e produtora audiovisual, graduada em Marketing pela FGV, é co-fundadora da Olhar Distribuição. Antes, atuou na produção executiva de curtas, longas e conteúdos para televisão. Coordenou o Escritório Regional Sudeste da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas de 2014 a 2016. É presidenta da gestão 2021/2022 da AVEC/PR (Associação de Cinema e Vídeo do Paraná) e Conselheira Municipal de Cultura, representando o audiovisual na gestão 2020/2021.

bottom of page